Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sobral Está pronto neste município o Centro de Reabilitação Física. A unidade é a primeira da região Nordeste com completa infraestrutura para tratamento de pessoas com deficiências auditiva, física, visual, intelectual e múltipla, bem como pacientes com sequelas causadas por traumas físicos, alterações auditivas, doenças neurológicos e outras deficiências. O Centro está pronto e será entregue à população deste município amanhã, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O equipamento, destinado à população, oferecerá diversos atendimentos nas áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e todo um suporte do serviço social.

O fluxo de atendimento a população seguirá o modelo de tratamento já existente no sistema de saúde pública adotado pelo município, isto é, pela porta de entrada das Unidades Básicas de Atendimento à Saúde.

"De lá, esses pacientes serão encaminhados para os serviços especializados e o agendamento será marcado pela Unidade Central para o Centro de Reabilitação", explica Flávio Ximenes Lopes, coordenador do Centro de Reabilitação Física. Embora a atenção seja para as pessoas envolvidas em acidentes, deverão passar pela nova unidade pessoas com doenças ortopédicas, entre elas a tendinite, a artrose e a lombalgia, bem como parcelas da população de idosos, que são os mais propensos a desenvolver essas patologias orgânicas.

Equipe profissional

Uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 60 profissionais, contribuirá nas intervenções que exijam assistências prolongadas e complexas visando promover a recuperação do cidadão, fazendo com que o mesmo voltem para as suas atividades sociais. A nova unidade também objetiva promover uma melhor qualidade de vida.

Flávio Ximenes lembra que muitas pessoas só buscam a fisioterapia na hora da dor. "Embora existam trabalhos de prevenção, o fisioterapeuta é muitas vezes confundido com o de recuperação dos movimentos, quando muitas vezes esse mesmo profissional poderia evitar ou desacelerar essa limitação física", explica ele.

De acordo com o médico, e baseado em estatística do Ministério da Saúde, 10% da população é portadora de algum tipo de deficiência física.

O Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com maior número de pessoas com deficiência. "A falta de tempo, situação financeira ou descuido com a saúde são alguns dos motivos que levam a pessoa a não buscar a prevenção", diz o médico.

Realizar um autoalongamento por alguns minutos durante o dia ou, ainda, praticar exercícios leves podem auxiliar no desenvolvimento de uma vida saudável e sem dor.

No trabalho, algumas empresas já investem na realização de terapia ocupacional, que traz ótimos resultados para a saúde de seus funcionários. No entanto, os profissionais dessa área fazem um alerta: a realização de atividades físicas de maior impacto deve ser orientada por um especialista, que irá indicar quais os exercícios adequados para cada paciente.

No município de Sobral, um programa que promove ações de medicina preventiva contra doenças físicas é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em praças públicas da cidade. Diariamente, integrantes da corporação coordenam aulas de ginástica, com exercícios de alongamento, relaxamento e caminhadas para pessoas de todas as idades em diversos bairros e distritos da zona rural.

Moradores da terceira idade, acima de 60 anos, estão entre os que mais participam dessas atividades físicas.

Além do programa levado pelo Corpo de Bombeiros, empresas atuantes no município também promovem aulas de ginástica en áreas abertas. Destaca-se o programa levado pela rede de supermercados Super Lagoa. Após as atividades físicas, a empresa oferece um café da manhã para os participantes.

MAIS INFORMAÇÕES

Centro de Reabilitação Física
Rua Anihid Andrade, S/N
Centro, Sobral (CE)
(88) 3611.3770

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo