Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

GenVertualO GenVirtual pode ser utilizado para reabilitação motora de Membros Inferiores (MMSS) e Membros Inferiores (MMII), uma vez que a forma de interação é a mesma. No primeiro caso, os cartões podem ser organizados sobre uma mesa, onde o usuário deve ser posicionado sentado em uma cadeira ou aproximar-se da mesa em uma cadeira de rodas. Os cartões podem ser impressos em tamanhos maiores e posicionados sobre o chão, para uso com os pés, caso haja interesse na reabilitação de MMII.

Os métodos musicoterapêuticos se apóiam em atividades de improvisação, recriação, composição e audição musical (Bruscia, 2000). Com o GenVirtual, o terapeuta pode desenvolver estas atividades da seguinte forma:

•Improvisação Musical: Executar, por meio dos cartões musicais, os elementos sonoros (notas musicais e instrumentos musicais), de improviso, sozinho, em dueto ou em grupo. Os resultados desta prática poderão ser mensurados por meio da improvisação, onde o indivíduo é estimulado a pensar e raciocinar sozinho fazendo uma reflexão quanto às formas de assimilar e transmitir sua expressão musical. Os objetivos desta atividade, do ponto de vista terapêutico são: estabelecer um canal de comunicação não-verbal e uma ponte para a comunicação verbal, dando sentido à auto-expressão, a desenvolver habilidades colaborativas, a desenvolver a criatividade, à liberdade de expressão, à espontaneidade e à capacidade lúdica, estimulando e desenvolvendo os sentidos, às habilidades perceptivas e cognitivas. Pode ainda estimular a capacidade de planejamento e organização apoiando a estimulação das habilidades motoras de coordenação, força, equilíbrio e sincronização. Desafios de improvisação poderão proporcionar ao indivíduo momentos de criatividade através da interação com os sons musicais e, ao mesmo tempo, desenvolver as habilidades musicais que são básicas para uma apreciação mais elaborada da música e do autoconhecimento.

•Recriação musical: Executar, reproduzir, transformar ou interpretar uma música ou parte dela por meio dos cartões musicais (notas musicais e instrumentos musicais). A recriação poderá ser gravada como um registro para posterior avaliação musicoterapêutica. A atividade de recriação musical poderá ser realizada por meio da manipulação livre dos cartões musicais ou por meio dos jogos de memória musical (siga-sons-e-cores) e jogos de tempo coincidente (acertar as notas musicais no tempo certo). Em ambos os jogos, o usuário poderá escolher uma música pré-estabelecida pelo sistema e reproduzir musicalmente a versão original ou, vice-versa, conforme os desafios propostos pelos jogos.

•Composição Musical: Criar canções por meio da execução dos cartões musicais. A criação poderá ser original ou possuir características de paródias já conhecidas pelo usuário. A composição poderá ser feita no timbre de apenas um instrumento musical ou vários instrumentos musicais simultaneamente. O usuário poderá executar uma nota musical de cada vez ou várias notas simultaneamente proporcionando criação de peças musicais mais sofisticadas. A criação poderá ser gravada e arquivada como um registro para posterior avaliação musicoterapêutica. Os objetivos desta atividade são desenvolver atividades de planejamento e organização, desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma criativa, promover a auto-responsabilidade, desenvolver habilidade de registrar e comunicar experiências internas e promover a exploração de temas musicais.

•Audição Sonora e musical: Ouvir os sons de notas musicais no timbre de instrumentos musicais de sopro e corda e sons de instrumentos musicais de percussão, escutar músicas gravadas pelo sistema, escutar e acompanhar as músicas disponibilizadas nos jogos musicais. Esta atividade poderá estimular habilidades de atenção e receptividade, melhorar a escuta perceptiva, organizar ritimicamente comportamentos motores, memorização de informações, compreensão e apreciação sonora e musical.

http://www.tec-edulivre.com.br/jml/index.php/component/content/article/78-menu-de-cima/96

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo