Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O aluno do 8º período do curso Análise de Sistemas do Centro Universitário CESMAC, Rui Calheiros, orientado pelo professor Mozart de Melo Alves Júnior, desenvolveu um software para ajudar os deficientes físicos e motores no acesso ao computador, possibilitando, inclusive, a navegação pela internet.

O projeto integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, que afirma ter pensado no princípio da inclusão dos deficientes físicos para desenvolver o programa. “Hoje há tanta facilidade de se comprar um computador, mas nem todos podem manuseá-lo. Por isso, desenvolvi esse protótipo de software para que os deficientes físicos e motores possam ter a oportunidade de conhecer tudo o que um computador pode oferecer. Além de ser uma terapia”, constata.

O programa funciona com a instalação de um pequeno box no canto da tela, com um Menu e uma barra vermelha que vai se movimentando automaticamente. O usuário tem duas opções para utilizar o programa: uma é com o uso de um microfone que, ao ser “assoprado”, reconhece como um comando e “clica” na opção desejada no Menu. A outra opção é o botão de “Ctrl” no teclado, que o usuário só necessita dele para escolher o que o programa irá fazer. Com a ferramenta, é possível digitar textos, mover o mouse, navegar na internet, brincar com jogos etc. Todo o processo pode ser conferido em um manual desenvolvido pelo aluno e seu orientador.

O projeto ainda está em fase de teste e sua primeira experiência aconteceu na sede da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), no último mês de junho. Alguns usuários ficaram impressionados com o sistema, como afirma o professor. “Colocar este projeto em prática é um grande passo que estamos dando para Alagoas. Pelas pesquisas que fizemos, constatamos que é uma ferramenta inovadora a nível nacional, além de ser de fácil acesso e manuseio”, destacou.

Fonte: Assessoria Cesmac

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo